terça-feira, julho 24, 2012

Conselhos da Avó

Alta. Definitivamente, sou alta. Ter 177 cm para uma mulher já é bastante. Ou pelo menos, mais do que é habitual. Penso que é a primeira característica com que toda a gente me descreve, aquela que é tão óbvia que é impossível ignorar. Depois os cabelos. Castanhos escuros, quase pretos, longos, espessos e indomáveis. Impossíveis de controlar. Com vida própria. Os olhos são de tamanho médio, de um castanho bastante escuro. Há quem diga que são tristes. Eu digo que têm dias. O nariz ocupa demasiado espaço na cara. É um pouco “abatatado”, marca de família. Todos temos o nariz igual. Não engana. A boca é pequena e os lábios são finos. Não são bonitos. Falta-lhes aquele volume que os torna apetecíveis. Não sou demasiadamente gorda nem demasiadamente magra, embora me sobre carne nalguns sítios indesejáveis. O peito podia ser mais cheio, mas não me queixo. Apesar de tudo, não é feio. As mãos são esguias, com dedos frágeis e finos. As pernas são longas, cheias mas até bastante elegantes e bonitas. Diria que não estão mal.

A minha Avó costumava dar-me conselhos de como eu me poderia tornar uma mulher mais bonita. Fazia-lhe alguma confusão a minha juventude pouco enfeitada, desprovida de saias, cores garridas e acessórios. Dizia-me muitas vezes que era impensável uma rapariga nova como eu andar sempre vestida de preto e sempre enfiada numas calças de ganga. Ela nasceu no princípio do século XX e, nesse tempo, as mulheres queriam-se cheias de vida e enfeites, brincos e colares de pérolas e saias bonitas (mas decentes). Eu saía totalmente fora desse ideal feminino, e ela aconselhou-me muitas e muitas vezes sobre como devia usar saias não muito justas para valorizar as minhas pernas compridas mas não marcar demasiadamente a forma redonda das ancas, de como devia usar brincos compridos para me compor o rosto oval ou como devia por um colar que me acentuasse o pescoço esguio. Desafiava-me a usar roupas de cores vivas, porque isso me realçava a tez morena e a comprar soutiens que me arrebitassem o peito pequeno. E queria que eu sorrisse mais. Afirmava que não existia melhor virtude numa mulher do que um belo e franco sorriso. Morreu aos 98 anos de idade e eu nunca a ouvi verdadeiramente. Penso que nunca prestei atenção devida aos seus sábios conselhos. Mas devia. Sei-o hoje.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hello! I realize this is kind of off-topic however I had to ask.
Does operating a well-established blog such as yours require a large amount of work?
I'm brand new to blogging but I do write in my diary every day. I'd like
to start a blog so I can easily share my own experience and feelings online.
Please let me know if you have any recommendations
or tips for new aspiring blog owners. Appreciate it!


Here is my site; avg sale
My page :: join clickbank

3:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home