quinta-feira, dezembro 10, 2009

Mercado


Tenho saudades desse tempo: as viagens intermináveis ao mercado para escolher frutas e legumes, para admirar peixes brilhantes nas bancas, para passear por entre margaridas e cravos vermelhos. A minha avó era assim, encarava o dever de ir às compras como um ritual sagrado, em que nada podia falhar. Nesses momentos, parecia flutuar, com a sua pele morena e o cabelo ainda negro que ondulava ao vento, libertando sempre um doce aroma a canela. Aos sábados, levava sempre o meu irmão àquela geladaria. Invariavelmente, eu escolhia um gelado de morango. Lembro-me sempre dos lanches que ela me preparava: leite com chocolate ou chá de tília e biscoitos de erva-doce. Os domingos de manhã eram sempre iguais: vozes excitadas que perguntavam coisas sem parar e um cheiro intenso a cravinho.
* Foto retirada da Internet